3 de julho de 2013

Que é isto?

Então agora um post mais sério...a actualmente assim o ordena (ou não)! 

Ontem (já anteontem) foi o Sr. Ministro das Finanças que foi financiar para outros lados, hoje (já ontem) foi o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros que também negociar para outro lado, amanhã (já hoje) parece que vão o da Segurança Social e a da Agricultura e mais qualquer coisa (não me apetece ir à procurar.)... O único que parece que fica é o Sr. Primeiro-Ministro. 
Não tenho nada contra ninguém, não sou partidária...tenho os meus valores e rejo-me por eles, quem for a favor terá o meu apoio, que for contra ouvirei, mesmo não concordando. Então aqui vai a minha opinião sobre as demissões ou não demissões ou até futuras demissões:
  1. comecemos pelo Gaspar - a ser verdade que pediu a demissão mais duas vezes para além da que foi agora aceite, acho que fez bem em demitir-se (mais uma vez)...se foi o momento oportuno? Não sei... 
  2. veio a Secretária de Estado para o lugar do Gaspar. Uma mulher, pensei eu que ia trazer um bocado de paz à coisa, mas afinal ainda fez pior! Ainda nem a Sra tinha tomado posse, já o Portas tomava o protagonismo. 
  3. Paulo Portas apresenta o demissão por não concordar com a decisão de colocar a Maria qualquer, Secretária de Estado, no lugar de Ministra das Finanças. Pelo menos foi o que eu percebi duma carta que anda pela net (foi a única que li). Acho que fez mal, primeiro deixava a mulher fazer alguma coisa, apesar de ser pupilo do Gaspar podia ser que tivesse outra sensibilidade para governar. 
  4. Agora o novo rumor é que amanhã, os Ministros do CDS vão pedir a demissão em bloco. Acho mal novamente. Lá porque o Portas saiu eles não deviam sair. Não é uma coligação? Quando o Relvas se demitiu, não foi mais ninguém atrás. Está certo que não era tão importante como o Secretário Geral do partido, mas pelo que sei era alguém importante no PSD.
  5. Outro ponto que em quase nada tem a ver com as demissões, mas como falamos de política aqui vai: é o papel do Presidente da República. O Sr. Cavaco parece-me que anda meio perdido...não entendo bem qual o papel do dito no meio disto tudo (ia dizer palhaçada mas não quero ser mal interpretada). O Sr. quando deve falar não fala, quando fala é para fazer queixinhas à Procuradoria da República...não entendo. 
  6. E para ajudar, pelo que ouvi muito vagamente, o Passos Coelho parece que não se demite. Neste caso acho que faz bem...se foi eleito e acha que consegue resolver o país, parece-me bem. 
Se concordo com muitas das regras impostas? Claro que não concordo! E algumas nem me afectam directamente. Só penso que não é a estar uns contra os outros que resolvemos as coisas. Há que saber onde se pode cortar e onde se deve cortar. Como aumentar a produtividade, a taxa de emprego... Será fácil? Claro que não! Mas nada nesta vida é fácil...e eu que o diga! 

E agora está o país neste impasse........esperemos que não prejudique ainda mais o nome de Portugal no Mundo! 

PS: Sr. Passos Coelho se precisar de alguém poupadinho e que sabe como ir equilibrando as contas, avise! Porque, se tudo correr, daqui a um mês estarei, esperemos que sim, licenciada e desempregada! Mais uma para as estatísticas...

PS2: Encontrei este vídeo que parece um bom resumo:

6 comentários:

  1. Não concordo com a generalidade da tua opinião.
    Já escrevi um post sobre parte da história - só abordando a questão do Gaspar, porque foi antes da demissão do Portas.
    Há-de sair, um dia destes, um novo post mais completo. Mas estou à aguardar o desenvolvimento desta história toda.

    Eu sou apartidário, e casco onde tenho que cascar, seja à direita ou à esquerda. E uma coisa é certa: este é o Governo mais amador e incompetente de sempre (e eu já o dizia quando o Coelho era apenas candidato a Primeiro-Ministro).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aguardo o post mais completo! :) Amador sim, mas quem será melhor?

      Eliminar
  2. Infelizmente, a situação é bem mais complexa do que se quer crer...
    As birras de "colégio" sucedem-se e os falsos profetas continuam a acertar naquilo que dizem. Mas ideias concretas, está de chuva...

    E tenho a acrescentar que o Miguel Sousa Tavares utilizou mal o adjectivo com que caracterizou o nosso PR. Deveria estar no grau superlativo absoluto sintético, mas sendo a minha opinião, vale o que vale...

    Aquilo que me preocupa não é que o governo caia. O que me preocupa sobretudo é a falta de integridade da classe politica e claramente a falta de escolha eleitoral. E o facto de muitos de nós termos noção desta situação...

    Preocupam-me os sinais mostrados no PSI20 ontem e pela dívida pública portuguesa que disparou, assim que a noticia veio a publico. O capitalismo não se condoi da existência de pessoas a passar fome ou como o estado vai pagar as suas contas. No fundo somos só números para todos. O resto é paisagem...
    Impunham-se medidas por parte da sociedade civil, mas convenhamos que será pouco provável que alguém queira pegar num país á beira da bancarrota...

    Mas como está, não pode continuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade, estamos mal e assim não pode continuar. Mas como melhorar? É isso que não sei o que e como fazer...

      Eliminar
    2. Parece-me que o principal e o mais dificil é fomentar a ida às urnas. A abstenção tem ganho as eleições nos ultimos anos, com consequências desastrosas para nós... Obviamente que é a ponta do icebergue, mas tem de se começar por algum lado...

      Eliminar
    3. Nisso posso dizer que sou uma cidadã exemplar! Sempre votei a partir dos meus 18...
      Só mesmo votando é preciso alternativas, que não sei se existem Sibilla. O problema parece mesmo esse.

      Eliminar