23 de agosto de 2013

Equador



Ainda estou meia atordoada...acabei de ler o Equador (finalmente!) e não esperava este fim! Gostei desta parte...



Começando pelo princípio, foi um livro que me custou a ler, se calhar o tempo e o estado de espírito não ajudou à leitura, mas dei-lhe outra oportunidade antes de desistir definitivamente e ainda bem. Pois bem, temos por um lado Luís Bernardo que recebe o convite para ser governador de S. Tomé e Príncipe e por outro David e Ann, ele como cônsul inglês e sua esposa. Um tem a missão de acabar com a escravatura e outro de saber se esta ainda existe. No meio disto tudo, donos e trabalhadores brancos das roças que estão contra as novas ideias que o governador apresenta e os negros...esses sem voto na matéria. 
E claro que um livro sem um pouco de romance não seria interessante...inicialmente a história de David e Ann e depois, em S. Tomé, Ann e Luís Bernardo. (A Ann é uma fresca!! Eheh)
Toda a envolvência como as ilhas e o ambiente que nelas se vive estão escritas de forma a que nos sintamos lá. Não acabou como eu previa...nada mesmo! Foi surpreendente este final...de certa forma com alguma pena minha, contudo também não havia muitas mais hipóteses. Nunca dá bom resultado metermo-nos com o fogo (eu que o diga!)!! 
Continuando, Miguel de Sousa Tavares surpreendeu-me com este livro, especialmente com o final, como já disse. Pode ser que volte a ler algo dele, dizem que o último livro é também interessante. 

Agora decidir o que ler vai ser difícil...José Rodrigues dos Santos? Charlaine Harris? Lesley Pearse? Ou algo leve, para desanuviar um pouco a tensão? 

4 comentários:

  1. Partilhei mais esta tua opinião no meu blog, uma das que me mandaste para participar num passatempo.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito do livro. Especialmente da Ann... ;)

    ResponderEliminar