28 de agosto de 2013

Jobs - Be different. Think different.


Fui ao cinema ver o filme Jobs.


Eu que não tenho nenhum equipamento da Apple, mas que gosto muito da estética deles (é a única parte que percebo, o resto para mim é igual). E ver Jobs porquê? Primeiro porque não conhecia a vida do homem, tirando a parte que inventava equipamentos tecnológicos todos xpto e que tinha morrido devido a um cancro. Segundo porque quando saiu o livro a biografia queria lê-lo (ainda hoje estou para ler, mas há que arranjar primeiro o livro). Terceiro devido às parecenças que o actor (Ashton Kutcher) tinha com o próprio Jobs, em algumas fotos publicadas do filme e do Jobs. 




Continuando, lá fui ver o filme que começa com uma típica conferência do Jobs a apresentar o Ipod. é extraordinário como a representação do Kutcher me fez lembrar de as apresentações do próprio Jobs...uma sala cheia de gente e ele sozinho com um brinquedo na mão, deliciado por o mostrar e deliciando a plateia. A forma de ele andar, os gestos, em todo o filme é impressionante! Um bom desempenho, sem dúvida.

O filme conta a história da Apple e do próprio Steve Jobs. Penso que cumpre o objectivo de mostrar ao mundo como uma pessoa dita normal consegue triunfar (mesmo que para isso precise de um pouco de sorte!)... As derrotas e conquistas. O arriscar. A loucura. O génio. Chegamos ao final do filme com a expectativa que continue, que mostre o resto do que aconteceu, contudo acabou.
O que mais me "impressionou" foi a concentração que ele dedicava a um projecto, afastando os outros - amigos ou pelo menos eu penso que serão amigos - sem se aperceber. A genialidade dele acabava aí, infelizmente, para mim, apesar de perceber de certa forma...não sei explicar.

Agora falta-me o livro. Espero lê-lo um dia! :)

Um história de uma vida. E uma das frases que ficam para sempre:

Os que são loucos o suficiente para pensarem que podem mudar o mundo, são os que o fazem. 


4 comentários:

  1. Contudo, nem uma referência à companhia.... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah obrigada pela companhia sim? :) Foi uma boa companhia, que me fez a vontade de ver este filme... (está melhor?)

      Eliminar
  2. Bom dia Inês! :)

    Fui ver o filme na segunda. Fiquei muito desiludida porque, primeiro acompanhei o percurso do Jobs mais de perto devido à minha profissão; segundo, porque li a biografia autorizada. A concentração do que acharam ser importante no filme falha em muitos aspetos, mas suponho ser muito dificil contar a vida de uma pessoa por escrito quanto mais em uma hora e pouco...

    Um exemplo flagrante, é o nome dado à empresa, que é explicado sumamente numa cena do filme, mas que tem tudo a ver com uma experiência de Jobs, quando ainda se tentava descobrir enquanto pessoa... e que foi totalmente cortada da estória.

    Quanto ao Ashton Kutcher, nada a dizer. Perfeito para o papel. Na estória em si, faltam muitas peças do puzzle.

    Se puderes lê o livro, vais rir, vais chorar, vais expressar uns wow's! pelo caminho e ficarás a saber o que ficou por dizer.

    xi para ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu realmente não conhecia nem a história de vida nem o percurso do Jobs, mas na altura em que saiu o livro fiquei curiosa daí ter decidido ir ver o filme...por isso essas falhas que mencionas passam-me um bocado ao lado :)

      Espero sim ler o livro. Acho que será bem interessante saber mais sobre o Steve Jobs.

      Beijo*

      Eliminar