3 de junho de 2013

Entender o amar de certas pessoas

Não posso dizer que me tenha apaixonado muitas vezes. E quando aconteceu foi tudo muito gradual...para mim antes do amor existe a amizade. Por isso é que não entendo quando pessoas se dizem apaixonadas por pessoas que com quem nunca conversaram pelo menos. Tive amigas destas que por acharem um rapaz bonito e engraçado passam a morrer de amores por ele...mas como é possível? Serei assim tão atrasada? Deve ser por isso que estou sozinha =) 
Para além destas atracções - para mim não passam disso - também não entendo estes amores repentinos nos reality shows. Percebo que haja uma fragilidade a nível emocional e que se torna mais fácil de aguentar quando existe alguém ao lado mas daí a chamar de amor? São 24/7, todos os dias, com aquela pessoa...talvez estejam mais tempo juntos que certos casais, porém ao fim de, vá digamos, 4 semanas já há amor? 
Estou a dizer isto e se calhar ainda me aparece um moçoilo por quem me perca de amores assim tão rapidamente, mas só passando por isso entenderei. Agora não consigo. Uma coisa é sentirem atracção, desejo por alguém...outra é amor! O primeiro para mim basta o físico da pessoa, o outro não! Para amar é preciso conhecer, entender, compreender... 
Talvez por isso o mundo esteja com falta de amor... 

PS: Se alguém me conseguir explicar este "fenómeno" diga qualquer coisa, porque eu adorava perceber!

6 comentários:

  1. Já me apaixonei com facilidade, quando era um adolescente inconsciente :P
    Isso aconteceu até descobrir o amor pela primeira vez. Hoje vejo as coisas com maior maturidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pode ser falta de maturidade realmente, os casos a que me referia eram de pessoas mais novas, tempos de secundário diria... Mas ainda bem que descobriste o amor! :) Pode ser que essas pessoas também tenham descoberto e crescido...

      Eliminar
  2. Olá :)

    Nunca acreditei no amor à primeira vista, mas tudo é subjetivo e portanto, suponho que existem pessoas que se apaixonam sem sequer terem falado com o alvo da sua paixão... embora da paixão ao amor vai, tal como disseste, uma grande distância

    No entanto, acredito em algo mais cobntroverso, que vale o que vale e que se adapta á minha realidade: que as almas se reconhecem. Que existem pessoas que se cruzam por uma razão específica e que embora não saibam porquê, a familiaridade ultrapassa as explicações lógicas.E essa familiaridade remete-me para um assunto ainda mais controverso; a possibilidade de esse reconhecimento acontecer pir essa alma te ter acompanhado noutros planos físicos... E sim é AMOR, mas não é algo que se possa explicar, é algo que já vem detrás. O conhecimento entre os dois já foi adquirido. Sente-se, mas não se sabe de onde vem...

    Agora larguemos a metafísica e falemos do caso concreto: o teu último paragrafo resumiu tudo falta de amor! As pessoas confundem companhia, carinho , paixão, com amor. A solidão é-lhes tão avassaladora, que preferem estar com alguém, e chamar a essa relação qualquer coisa que as faça sentirem-se parte de algo...
    Infelizmente preferem magoar-se a si próprias e aos outros, do que não sentir nada de todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em tudo! Mesmo com o tema controverso, mas que adoro...apesar de não acreditar verdadeiramente há coisas que não se conseguem explicar! Às vezes a familiaridade que falas num curso espaço de tempo é algo tão único que só quem passa por isso pode tentar, e mesmo assim acho que não consegue (falo por experiência própria), expressar o que é...e posso dizer que é muito bom sentir que conheço alguém que conheci há pouco tempo.
      Quanto à falta de amor, acho que essas pessoas que se acomodam com a companhia de outras, sem que sintam algo por elas, não gostam primeiramente de si próprias! Estou descomprometida já há algum tempo, uns anitos digamos, e apesar de por vezes sentir falta da atenção, da companhia, não consigo estar com alguém por quem não sinto nada! Se calhar sou "anormal", mas é assim que eu sou e penso =D

      Eliminar
  3. acho que é impossível estar com alguém pelo qual não há nenhum sentimento. Sei que há muitos casos em que já não há muito que os une mas há sempre alguma coisinha. Mas claro, também acho que é dificil falar em AMOR...Amor daqueles que se vê nos filmes, tudo perfeito. Mas existe. O meu Amor não é perfeito, longe disso. Zangamo-nos por coisas que enfim, chego mesmo a achar que ele é um "estupido" mas depois, lá no fundo, no que realmente importa, naquele detalhe, quando preciso mesmo, ele surpreende me e aí simplesmente sei: "é Amor"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais os ditos amores perfeitos, almas gémeas, par perfeito, o que quiserem chamar, estão em vias de extinção. Amor para mim é isso mesmo, ver nos pequenos detalhes que alguém gosta de mim! De que serve alguém dizer simplesmente "amo-te" se depois não o demonstra?

      Eliminar