6 de junho de 2014

Conversa com o recrutador

Hoje foi de me levantar cedo para uma entrevista. Nada a ver com a minha área de estudos, talvez alguma coisa semelhante ao que estou a fazer semelhante, mas é um part-time, dava para conciliar com o que tenho neste momento, e as funções descritas no anúncio pareceram-me dentro da minha competência. Resolvi arriscar, por isso quando me chamaram para entrevista fiquei contente. Alguém acreditou que poderia desempenhar bem as funções mesmo sem experiência. 

No decorrer da entrevista, em conversa com o técnico de recursos humanos ou recrutador surgiu como eu fazia a selecção dos anúncios a que responder ou não. A minha resposta foi que tentava ver as funções que normalmente eles pedem e se me adequaria ao perfil. Claro que, em anúncios na área da minha licenciatura, nem sempre reúno os requisitos pedidos, porém eu mando na mesma, é a minha área de estudos, quero uma oportunidade nela. Mas noutras áreas tento ver se é uma área com que me sinta minimamente à vontade, se consigo realizar as funções pedidas, se já tive alguma experiência...simplesmente tento ver se conseguiria desempenhar um bom trabalho. A resposta do recrutador foi que concordava comigo, que devia ser feita uma espécie de triagem nos anúncios a responder, só que, com a falta de trabalho, muita gente não o faz e responde à sorte. 
Percebo porque o fazem, muitas vezes o desespero está presente nessas pessoas, mas não concordo com isso. Porque se vamos trabalhar, temos de ser minimamente competentes no que vamos fazer. Existem responsabilidades que todos temos na nossa cadeia profissional, sejamos patrões ou empregados. O trabalho tem de ser bem feito. Para quê responder a um trabalho para o qual não temos qualificações ou sabemos que não vamos ter um bom desempenho? 
Também surgiu em conversa, o facto de muitas vezes não darem a oportunidade para a pessoa ter experiência a fazer seja o que for. Se pensam que a pessoa pode trabalhar bem naquela área e apenas lhe falta experiência, porque não colocá-la um mês à experiência por exemplo? Bem sei que não percebo nada da burocracia de contratar e não contratar, mas podem perder um bom trabalhador e dedicado apenas porque não querem arriscar na falta de experiência. A experiência ganha-se. E para isso é preciso ter uma oportunidade... 

A entrevista, que mais parecia uma conversa, correu bem, penso eu. Se vão arriscar em mim não sei, também já não depende da parte do recrutador, mas sim da empresa que recruta. Tal como eu, muitos responderam...presumo que alguns com experiência até. Uma pessoa vai tentando...numa área ou noutra... 

6 comentários:

  1. Ainda recentemente me aconteceu outra coisa: candidatar-me a um cargo numa Empresa que nada tinha a ver com a minha área de formação (a oferta de emprego era para "Administrativo"), e quando me chamaram para entrevista, queriam-me contratar para a minha área de Formação. E assim foi. :)

    Por isso, acredita que muitas vezes é uma questão de timing e de sorte. O que tiver de ser, será. Na altura certa será. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem bom! Espero que o trabalho esteja a correr bem.
      No meu caso, mesmo que me chamem, não acontecerá, porque a minha área é bem diferente, mas não me importava nada :)

      Concordo contigo, o que tiver de ser será e se não for para um lado tem de ir para outro. A vida vai passando e eu não posso estar parada...

      Eliminar
  2. Faço figas para que tudo corra bem :)

    ResponderEliminar