8 de fevereiro de 2013

Book lover

Sou uma apaixonada por livros! Desde os tempos de adolescente, pré-adolescente talvez, que os livros se tornaram companheiros de vida... Sou da era do Harry Potter e foi ele que cimentou ainda mais o amor aos livros! Existem pessoas que não percebem o porquê de eu adorar livros, mas não lhes consigo explicar... 
Ler um livro é viajar sem sair do sítio, é ter 1001 amigos, é viver diversas vidas...é entrar num mundo só meu! 
Posso dizer que tenho alguns livros (a minha mãe diz que são muitos, contudo comparado com algumas imagens que já vi tenho poucos livros), muitos deles ainda não li, essencialmente por falta de tempo. Sou capaz de gastar mais dinheiro em livros do que em roupa para mim, por exemplo... Simplesmente adoro folhear um livro que ainda não tenho, que sei que poderei gostar de ler! Só quem gosta de ler e de livros consegue perceber o que digo, esta maluquice que tenho!
Um dia, quero ter uma Sra Biblioteca! Acho fascinante entrar numa divisão cheia de livros...estar sentada no meio de tantas histórias, tantas vidas. 

É uma loucura saudável, não prejudica ninguém (apenas a minha carteira) e faz com que eu aprenda muito! Não apenas o português - neste caso só leio em português, ainda não me aventurei em inglês, por exemplo - mas também sobre as pessoas, como me comportar com pessoas diferentes, lugares incríveis, paisagens fantásticas! Tudo isto sem sair do lugar... 
É pena o preço dos livros! Livros a custarem 20€ é muito! Percebo que as editoras precisem de ganhar algum, assim como os autores (apesar de quem levar a maior fatia do bolo são as editoras, penso eu sem conhecer número concretos), mas porquê tão caros? Sim, eu sei que há formas de ler sem gastar dinheiro, ou muito dinheiro, mas eu gosto de ter os meus livros, de os guardar para um dia voltar a lê-los quem sabe?! 
Ficam algumas dicas para quem quer ler e, caso não tenha livros em "stock" em casa, não gastar muito, porque não estamos em tempo de "futilidades" - não chamo fútil ao livro, estou é a dar importância a outras prioridades na vida de uma pessoa, como por exemplo a alimentação que hoje em dia nem sempre está assegurada em todas as casas. 

  • Bibliotecas - pode-se requisitar  livros de graça, tendo determinado tempo para os ler;
  • Compras de livros em segunda mão, "usados" - muitas vezes apanham-se bons negócios: pessoas que se querem desfazer de alguns livros, que não gostaram do que compraram, etc., a metade ou até menos de metade do preço do livro novo. E na maioria das vezes os livros estão em óptimas condições, como novos;
  • Trocas de livros - no facebook (e não só) encontra-se vários grupos de troca de livros, onde como o próprio nome indicam se fazem trocas de livros, por ctt ou em mão - depende do que os interessados combinarem - sem que se gaste muito dinheiro;
  • Aproveitar feiras dos livros, promoções de editoras - as editoras para escoar stock ou simplesmente para nos deixar feliz, resolvem baixar o preço em alguns livros, fazer promoções de "leve 3 pague 2", etc., o que chama os leitores. As feiras dos livros também são interessantes porque também têm livros com preços mais baixos do que os praticados em livrarias e lojas. 




E assim vou embora...


Sem comentários:

Enviar um comentário