22 de outubro de 2016

Xeque ao Rei de Joanne Harris

Resultado de imagem para xeque ao reiJá tinha saudades de ler um livro completo, sem desistir no início. O facto de andar de transportes públicos para o trabalho facilita-me a leitura e ter estado praticamente desde o início do mês em casa, sem as viagens constantes, fez com que terminasse o livro rapidamente até. 
O Xeque ao Rei foi um livro que já tinha começado, há uns tempos atrás, mas c.) Voltei a insistir este mês, o início do livro novamente confuso, aliás todo o livro, contudo continuei a ler. 
Nunca tinha lido nada desta autora, Joanne Harris, apesar do sucesso que faz. Tem uma escrita cativante, descreve bem e envolve o leitor de forma a que se sinta no espaço e tempo do livro. Gostei da escrita da senhora. 
Quanto ao livro, à história do livro, prende completamente o leitor (mais para o meio do livro, depois de entender a dinâmica) e é surpreendente, mesmo surpreendente. Só desvendei o final quando a autora desfez parte do mistério. Até lá desconfiava de outro desfecho e mesmo o próprio final não deixa de ser diferente da 2ª opção que imaginava. Da história pouco se pode contar, temos como local St. Oswald's, um colégio masculino, onde costumes e tradições se mantêm. É a melhor definição que consigo...o resto é ler o livro. 

Apesar da escrita diferente, o livro acaba por ser muito interessante. Até que ponto vivemos obcecados por alguma coisa? Até onde as tradições e costumes se devem manter? Nem tudo o que parece é...descobrimos no final esta grande verdade, mesmo com algumas "pistas" ao longo do livro. Gostei e não estava à espera...de gostar, da escrita, da história. 

2 comentários:

  1. Ainda não li. Mas sou super fã da Joanne Harris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho outro para ler dela, um de contos que segundo li não é habitual nela.

      Eliminar