11 de outubro de 2016

Taxistas

Resultado de imagem para taxiSenão me engano andei uma vez de táxi. Uma vez em que precisava de estar rapidamente num loval e não tinha outra forma de deslocação para um curto espaço de tempo. Nunca andei através da Uber e da Cabify. 
Ontem foi dia de manifestação dos taxistas, mais uma. Estão contra os serviços da Uber e da Cabify. E tivessem eles a razão toda acabariam de a perder pelas atitudes que tiveram, pelo que disseram, durante o dia de ontem. 
Vandalizar um carro, com uma pessoa dentro, que apenas tenta fazer o seu trabalho é degradante. Não se lembram o quanto lhes custou o carro? Gostariam que lhes fizessem o mesmo? Ver um dito profissional na manifestação entrar naquele que é o seu meio de trabalho de cerveja na mão é decepcionante, não apenas para mim mas a própria classe. Estaria o senhor com a garganta seca de tanto gritar na manifestação? E o que dizer de um homem, que por acaso é taxista, porém acima de tudo, torno a dizer, um homem que diz que as leis são como as meninas virgens, são para ser violadas? Não existem palavras para classificar quem o disse e a m**** que disse. 

Caros profissionais, motoristas de táxis, se em vez de andarem em manifestações com direito a pontapés e murros e declarações estúpidas, investissem o vosso tempo em melhorar o vosso serviço talvez as pessoas continuassem a optar por eles. Se em vez de cobrarem imenso por uma viagem de 15 min e de quererem aumentar os valores nas épocas do Verão e Natal, como já ouvi, cobrassem valores decentes talvez as pessoas iriam de táxi. Talvez se em vez de andarem sempre com um ar de quem vos deve imenso, andassem com um sorriso na cara as pessoas passassem a falar um pouco com vocês, ao invés de uma viagem em silêncio. Talvez um pouco de simpatia e humildade não vos fizesse mal. 
Tal como disse nunca usei a Uber e a Cabify. Li alguns testemunhos e o que reti foi que o serviço, a experiência foi sempre positiva. Tenho, por isto e apesar de não ter experimentado, estes serviços como algo rápido, eficiente, cómodo e acessível - isto tudo em comparação com os táxis. Hoje em dia é muito importante a eficácia e o custo, olhando muito vezes para o valor primeiro do que para a qualidade. Contudo se podemos juntar tudo porque não usufruir? Estamos em pleno séc. XXI, ano de 2016, e os táxis querem continuar a ter o monopólio só para eles. Concorrência já ouviram falar? Não vou discutir a parte do legal ou não legal, porque pelo que percebi não é apenas isso que está em causa. A principal questão é ter alguém que está a roubar os clientes aos táxis, pelo menos assim me parece. 
As imagens e palavras que vi/ouvi foram também vistas e ouvidas por outras tantas pessoas, que pensarão duas vezes caso precisem de um táxi os próximos tempos, eu pensarei sei que sim (não foi por acaso que a aplicação com mais downloads ontem foi a Uber). E como sempre acabará por pagar o justo pelo pecador. Porque acredito que haja bons taxistas, taxistas que estejam contra as acções dos colegas; que percebam que alguma concorrência, legal, é benéfica e que há espaço de mercado para todos. 

Espero que entendam que o que fizeram ontem não os fez ganhar a batalha, bem antes pelo contrário - fez com que perdessem a pouca razão que tinham; com que perdessem o respeito dos clientes, o meu perderam. E quem acabará por "ganhar", mesmo sem tendo feito nada para isso, são as ditas aplicações. 

Apenas, e para terminar, um recado ao senhor que proferiu tais palavras tristes: espero que não tenha filhas ou netas.. Se não sabe o que diz, cale-se! Dizer que meninas virgens são para ser violadas é de uma barbaridade que não entra na cabeça de ninguém e não devia sair de boca nenhuma. Saber que ainda existem mentalidades assim é repugnante! Se existem leis são para se cumprir, meu caro. Se existem pensamento, é para pensar antes de falar. As meninas, virgens ou não, só a elas dizem respeito, é deixá-las brincar quando ainda têm idade para isso, porque para crescerem e conhecerem "homens" como senhor é melhor continuar a ser criança.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário