11 de setembro de 2013

E só agora me apercebo que dia é hoje

Chego a casa depois de um dia de trabalho intenso podemos dizer e após ter colocado a data em vários processos, apercebo-me ao ver o canal Bio que hoje é dia 11 de Setembro. Doze anos depois, acho que vai ser daqueles dias em que saberei sempre onde estava e a fazer o quê quando começaram as notícias dos atentados. As imagens transmitidas vezes e vezes sem conta, o embate dos aviões, as torres a ruir, o fumo, as pessoas nas janelas e o salto dessas mesmas pessoas. Ainda hoje não percebo como foi possível. Teorias da conspiração existem e como em quase todas as teorias há coisas que fazem sentido e outras não, contudo isso não é o importante. Isto aconteceu. Quantas vidas terão sido roubadas em segundos? Quantos desistiram de viver? Quantos nem se terão apercebido do que aconteceu? Quantos lutaram e não conseguiram sobreviver? E quantos ainda sofrem com o que aconteceu? A crueldade humana ao mais alto nível, infelizmente. 

6 comentários:

  1. É daqueles dias em que toda a gente se vai lembrar, sempre, de onde estava e o que estava a fazer. É um bocado como a velha pergunta portuguesa "lembra-se onde estava no 25 de Abril?".

    ResponderEliminar
  2. Acontece-me o mesmo! E agora vejo com outros olhos o que se passou na altura era miúda e não dei importância era só mais uma tragédia que por muito má que me fosse só me ocupava a cabeça por breves momentos pois comigo estava tudo bem. Vejo assim a dimensão do "egoísmo" de uma criança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura também não percebi de imediato o que se passou, nem as consequências do que se passou. Mas lembro-me perfeitamente de ter feito maratona em frente à televisão a ver o que acontecia.

      Eliminar
  3. Mais uma vez, a comunicação social a dominar o mundo. Toooooda a gente se lembra do dia e, automática e incosncientemente, toooda a gente pensa nas mortes, nas famílias...
    Mas ninguém faz com que nos lembremos automaticamente da igual quantidade de mortes que há todos os dias, com a mesma ou maior brutalidade, em tantos locais do mundo...

    Como vi algures no Facebook: "R.I.P. to the 2,976 American people that lost their lives on 9/11 and R.I.P. to the 48,644 Afghan and 1,690,903 Iraqi people that paid the ultimate price for a crime they did not commit. And the hundreds of thousands of Palestinians who experience this everyday. Your 9/11 is their 24/7."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que depois vieram as guerras, estúpidas ou não, com razões para isso ou não, é tudo discutível. Morreram e morrem, no Iraque, Afeganistão, etc, milhares e milhares de inocentes que não têm culpa de nada... a partir do 9/11 o mundo mudou. Se para melhor ou para pior fica ao critério de cada um...

      Eliminar