9 de fevereiro de 2017

Quem é o pai da criança?

Nesta semana, li a notícia que os casos de filhos de pais incógnitos tinham aumentado. Pensava eu que isto era uma prática recorrente de tempos passados, mas pelos vistos não.

Diz a notícia que existiram 837 casos de filhos de pais incógnitos no ano passado, quase o dobro do que em 2015. E que nestes casos, cabe ao Ministério Público averiguar a paternidade da criança. No entanto tenho algumas questões/dúvidas quanto a conseguirem descobrir quem é o pai da criança em certos, senão na maioria dos casos. Acredito que hoje em dia não se diga quem é o pai pelas mesmas razões que no passado – o ter um filho de um homem casado era um escândalo! A verdade é que o mundo mudou, o tempo passa, as mentalidades e culturas evoluem (a maioria, diria que hoje em dia há um caso muito específico que parece que em vez de evoluir regrediu). Existem mulheres que optam por serem mães sozinhas (o termo solteira não me parece adequado) e, se recorrerem a um banco de esperma, realmente não sabem quem é o pai. E existirão de facto crianças, que abandonadas, não sabem mesmo quem são os pais.

É um tema de certa forma interessante e triste em simultâneo. Conhecer o nome dos progenitores mesmo que não haja interacção com eles é um direito, penso eu. A pessoa tem de conhecer as suas raízes, faz parte da sua história de vida, não precisando de se enraizar na mesma. Por outro lado penso no que leva uma mulher a registar uma criança sem fornecer o nome do pai. Que motivos levam a isso? Problemas com o homem em questão, o homem não quer assumir a paternidade, não sabem mesmo quem é o pai? E de que forma essa falta de informação poderá afectar a criança no seu crescimento e mesmo enquanto adulta?


Quer queiramos quer não, todos temos coisas dos nossos pais, quanto mais não seja a herança genética. 

2 comentários:

  1. tens muita razão no que dizes...muita!

    bom dia

    -___-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Moonchild.

      Pensava mesmo que isto de ser filho de pai incógnito já não acontecia, mas estava enganada.

      Eliminar