14 de abril de 2013

Os Jogos da Fome - A Revolta

E terminei o terceiro e último livro d'Os Jogos da Fome.

Katniss na sua luta contra o presidente Snow e o Capitólio...Peeta preso...e Gale ali à "mão de semear" literalmente. Uma nova casa, novas regras, novo distrito. A Coin, presidente do 13, pretende que o Mimo-gaio junte os distritos de forma a derrubar o Capitólio. Afinal alguns dos que se diziam aliados de Snow não o são...estão dos lados dos rebeldes, a fazer jogo duplo, pondo a própria vida em risco. 
Uma mistura de sentimentos quando Peeta é resgatado/semi-libertado e este está de tal forma confuso que tenta matar Katniss! Contudo a revolta não se faz esperar...em cada distrito, rebeldes tentam controlar o próprio distrito e afectar o fornecimento de bens essenciais ao Capitólio e soldados da paz (que da paz pouca coisa têm) tentam combater. Chega o momento em que todos os distritos estão controlados pelos rebeldes e só falta mesmo o Capitólio...e Katniss pronta para matar Snow.  Mas como? 
Acaba Panem por ficar na mão dos rebeldes...o Mimo-gaio ferido mais uma vez...e Coin pronta para governar! Será ela a presidente que Panem precisa? Num "passeio" com cheiro às tão famosas rosas de Snow, Katniss encontra-o e fica a descobrir a verdade como acabou a guerra...as bombas nas crianças e as segundas bombas que mataram também paramédicos rebeldes, entre eles Prim. 
Katniss sempre tolerou Coin, nunca lhe obedeceu...essa foi a grande diferença, que leva a que no final de tudo tanto Snow como Coin morram. 
Uma Panem diferente surge! Katniss e Haymitch voltam para o distrito 12. Gale está longe a construir um novo distrito...e Peeta volta a conquistá-la. Porque como a própria Katniss descobre, não precisa do fogo e raiva do Gale, mas da protecção e calma de Peeta! 

Continua a prender o leitor, de forma a querer acabar rapidamente o livro...contudo fiquei ligeiramente desiludida com o final. Um final meio esperado, especialmente em relação ao romance e à morte de Snow, mas que leva a que algumas perguntas fiquem sem resposta. O que fazia Prim no meio dos paramédicos rebeldes? O que aconteceu a Gale quando foi capturado pelos soldados da paz? Porque não foi ele ter com Katniss aquando da chegada ao distrito 12? E o que aconteceu a Peeta para que também ele ficasse queimado, onde estaria ele? 


Sem comentários:

Enviar um comentário