11 de março de 2016

Ser ou não ser - eis a questão

Qualquer mulher chega a determinada altura da vida em que se pergunta se deve ou não ser mãe. E ou tem plena convicção que não quer ter filhos ou muitas mais perguntas surgirão:
  •          É esta a altura certa para ter filhos?
  •          É este o pai que “quero” para os meus filhos (isto quando são planeados)?
  •          De que forma ter um filho irá alterar a minha vida? Seja pessoal ou profissional?
  •          E se eu não gostar de ser mãe? Ou não tiver jeito?

Tantas perguntas e para as quais dificilmente existem respostas certas.
Pessoalmente gostava de ser mãe “cedo” (já tendo a idade que tenho não sei se ainda é considerado cedo), no entanto tenho perfeita noção que não tenho condições para ter um filho. Não terei um filho para serem outros a criar, quero ter condições para tal. Necessito de alguma estabilidade, a todos os níveis, para ser capaz de pensar sequer em ter um filho. Não consigo pensar, nem entendo quem o faz, que pensa que ter um filho é apenas ter e depois “deixa-o”, mesmo estando presente, para outros o criarem de certa forma. Se querem ser mães (e pais) têm de o ser no todo!
Ter um filho, agora, seria mudar por completo de vida. A instabilidade que de certa forma me encontro profissionalmente não me deixa segura para pensar avançar com isso. E seria também adiar o início (ou possível início) naquilo que pode ser a carreia profissional na minha área. Seria complicado para mim voltar a ter outra oportunidade já sendo mãe. Não que ser mãe me impeça de seja o que for, só que para os “patrões” impede e fecha portas.
Outro pensamento que me “atormenta” é que querendo eu ser mãe será que vou ser uma boa mãe? Serei “vocacionada” para tal? Gostarei de ser mãe? E se não gostar, não tiver jeito nenhum para tal papel? Como vou educar o(s) meu(s) filho(s)? E como vou saber lidar com isso? Vou deixar para o pai educar? Isso não poderei fazer, se a criança tem pai e mãe, juntos ou separados, têm de ser ambos a educar. É algo que me assusta verdadeiramente não saber se vou saber ser mãe ou não. (Curso de como ser mãe precisa-se!)
De que forma me poderei preparar para ser mãe? E quando o deverei ser? Sabendo que à partida existe uma “idade limite”, pelo menos para ter filhos naturalmente. E se adio e depois é tarde? Isso também me assusta, tal como a possibilidade de não consiguir engravidar?


Realmente são muitas questões, poucas certezas, mas talvez seja isso o que acontece ao ser mãe. 

Sem comentários:

Enviar um comentário