23 de novembro de 2013

O Rapaz do Pijama Às Riscas

Estava a ver que não conseguia acabar livro nenhum...já estava com trauma! Mas afinal acabei o livro e queria mais...não sei se seria a história dos outros livros, contudo este acabei! :)

"O Rapaz do Pijama às Riscas" foi um livro que procurei depois de ver o filme, de ter ficado presa na história daqueles dois meninos. Não foi fácil de arranjar, quando chegou fiquei decepcionada pois era fininho...guardei-o, à espera de altura para ler. Entretanto outros livros foram lidos, outros semi-lidos e uma semana atrás lá resolvi dar-lhe uma oportunidade. 
Apesar de já saber o história no geral, é ler o livro como se fosse a primeira vez que ouvisse falar no Bruno, no Shmuel, no Fúria... A inocência de uma criança que só quer explorar e o pai Comandante que está Às ordens de um tal Fúria que segundo Bruno não é tão bonito e imponente como o pai. Uma mudança da casa em Berlim para Acho-Vil, Polónia, e dias vazios, sem nada para fazer. É o leva Bruno a querer explorar, descobrir quem são aquelas pessoas de pijama às riscas que vê da janela...
Numa dessas explorações, Bruno vê a vedação. E depois vê um pontinho, que se transforma numa criança de cabelo rapado e pijama às riscas - o Shmuel. Duas crianças inocentes, uma de cada lado da vedação, que se tornam amigas. A tristeza com que um fala e o entusiasmo de outro contrastam entre si, demonstram as diferenças em que vivem mesmo sem se aperceberem, mas os dois conversam todos os dias sem nunca brincarem.
Passado um ano e tal os pais de Bruno chegam à conclusão que Acho-Vil não é um bom local para educar crianças - Bruno e a irmã - e decidem que a mãe e as crianças vão voltar a Berlim. Por essa altura o pai de Shmuel desaparece. As crianças, de forma a se despedirem, decidem brincar pela primeira e última vez...

O final não era bem como me lembrava do filme, mas é sem dúvida um livro muito rico em história. A demonstração da inocência das crianças, que só querem passar algum tempo juntas, sem olharem ao aspecto e roupa.


3 comentários:

  1. Por acaso ando para ver esse filme há imenso tempo :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o deves ver Roger! :) eu recomendo e não sou grande fã de filmes, admito.

      Eliminar
  2. Li o livro depois de ver o filme e fiquei com a mesma sensação do que tu!

    ResponderEliminar