7 de janeiro de 2014

Segue o Coração - Não olhes para trás

Ontem acabei o livro!! "Segue o Coração - Não olhes para trás" de Lesley Pearse. Eheh 
Pois bem, como disse no post anterior, já não me lembrava de estar agarrada a um livro desta forma. Foi realmente uma surpresa, já que um outro livro que li da mesma autora não me despertou tanto interesse (devo mesmo dizer, apesar de no final ter gostado da história, que custou inicialmente a ler). 

O livro começa com o passeio de barco de Matilda e termina com a chegada da mesma personagem a cada da filha Tabitha. Pelo meio temos a história de vida da incrível Matilda, Matty para os amigos, como de vendedora de flores de um bairro degradado de Londres chegou a senhora, respeitada e adorada por todos na grande América. Foi isso mesmo que mais admirei ao longo da história, como Matty ganhou o respeito de todos, como conseguiu sempre forças para se levantar independentemente das perdas. E se houve perdas! Coitada da Matty! Primeiro o pai, depois Lily e o bebé, Giles, John, Cissie e Suzanna, Amelia, James, Zandra e ainda Sidney - penso que não me esqueço de alguém, pelo menos dos mais importantes - todos com mortes em momentos decisivos. 
Matilda, num momento irreflectido, salva Tabitha. Os pais da pequena, gratos pelo gesto, dão trabalho a Matty como ama da menina. A partir daqui a história desenrola-se com vários acontecimentos. A ida para a América, os medos de Lily, a admiração por Giles, a morte do pai, as crianças de Five Points, o amor por Flynn, a ida para Missouri, a morte de Lily e Giles, a gravidez de Matty, a educação de Tabitha, a caravana para Oregon, o capitão James, o ouro na Califórnia, a ajuda preciosa de Cissie e John, a ida para São Francisco, os contratos de madeira, a morte de John, o cumprir de contratos, a casa de tolerância de Zandra e poderia continuar porque são imensos acontecimentos. E quando se pensa que é dessa vez que Matty vai desistir, pois que não é isso que acontece, ela levanta-se ainda com mais força. Sempre a querer ajudar...sempre a querer o melhor para os outros...e nem sempre a pensar nela. Ela consegue chegar ao fim sem nunca ter deixando de ser ela própria, mas sem os problemas financeiros que tinha em Londres ou quando chegou a América, sabendo que apesar de tudo sempre foi muito amada. 

No meio disto tudo o sábio conselho do pai: "Nunca olhes para trás". 

Matty só queria fazer a diferença na vida das pessoas. E conseguiu. 
Um livro que conta uma história de vida fantástica. Onde aprendemos a levantarmo-nos face às adversidades. Onde queremos ler apenas mais um capítulo para saber o que se vai passar. Um livro que me prendeu do início ao fim, que me fez rir e chorar, um livro sem dúvida fenomenal. 
E espero um dia também conseguir fazer a diferença na vida de outras pessoas.
Não olhar para trás, sempre para a frente! 

Sem comentários:

Enviar um comentário