6 de maio de 2013

Choque

Sendo eu Finalista e estando a estudar no Porto, as notícias da morte de um colega - mesmo sendo de faculdades diferentes não o deixa de ser - chocam-me particularmente. A dor dos pais, passando de uma alegria por o filho ir cartolar ao choque do falecimento do filho, em vésperas de mais uma Queima, motivo de celebração para qualquer estudante. 
Na minha opinião e o que sei dos acontecimentos é o que vem na comunicação social, foi um assalto - ou tentativa de - muito estranho. Quatro pessoas armadas e pelos vistos com "coletes de polícia", à prova de bala, não é uma "ideia" que surja em 5 mins. É preciso planeamento...é preciso saber onde estão os cofres (e eles sabiam digo eu)... A sociedade em que nos estamos a tornar mete medo! As pessoas não estão seguras em nenhum lado! A Queima leva a rios de dinh€iro...são barracas, bebidas, concertos, bilhetes. Mas é também a nossa festa! Festa de qualquer estudante...seja daquele que anda a passear os livros, como daquele que estuda e permite-se naquele semana a desanuviar de tudo. A Queima não é só bebedeiras, também as tem, como qualquer lugar onde existam pessoas imaturas seja de que idade for, a Queima é diversão!
Tenho muita pena daqueles pais...dos amigos que iriam cartolar com ele...de toda a gente que conviveu com ele. Não devia acontecer! 24 anos, temos a vida toda pela frente! Se é como dizem morreu a preocupar-se primeiro com os outros e depois com ele, mostrando a boa pessoa que seria. 
Contudo surgiram outras questões, se a Queima devia ser cancelada, se existia segurança diferente no recinto, muitos ses... Posso ser atacada por dizer isto, mas não acho que a Queima devesse ser cancelada. Tornou-se no entanto mais pesada, o ambiente, as homenagens por mais singelas que sejam, a imensa polícia que agora patrulha o recinto dentro e fora. No entanto percebo perfeitamente o porquê da opinião a favor do cancelamento da Queima - os festejos de filhos e pais que cartolaram quando um aluno devia estar a fazer o mesmo, ter sido naquele local que faleceu, a nenhuma vontade de amigos festejarem. Talvez devesse ser declarado luto, isso sim não percebi porque não o fizeram, mas talvez tenham as suas razões... Não sei. É triste, simplesmente isso. 
Que os culpados sejam apanhados e julgados de forma exemplar. 
Que familiares e amigos tenham muita força.
E que o Marlon esteja ele onde estiver, esteja contente por a Queima ter seguido. 
RIP


Adenda: Pelo que li posteriormente, foram disparados 17 tiros em pouco mais de 2min. Para mim foi mesmo entrar para matar...desculpem a expressão. A tragédia poderia ter sido maior e as pessoas não entendem isso.
A realização da Queima é a melhor homenagem que se pode fazer - os frutos do trabalho de muitos, o do Marlon incluído. 

Sem comentários:

Enviar um comentário